A Torre Verde foi o primeiro edifício bioclimático de habitação, projectado pela Tirone Nunes, para o Parque das Nações.
Com um conjunto de 41 apartamentos, distribuídos por 12 pisos, a Torre Verde representa, sem dúvida, um passo importante para a valorização do conceito de racionalização do consumo de energia em edifícios.
Em 1996, a Torre Verde obteve um subsídio comunitário no âmbito do Programa THERMIE 96, integrando assim o Projecto EXPO CITIES.
No ano seguinte, foi galardoada com o Prémio Melhor Empreendimento 1997 "Urbanismo e Ambiente", atribuído anualmente pela Revista "Imobiliária".
A Torre Verde encontra-se concluída e habitada com a respectiva licença de utilização emitida pela Câmara Municipal de Loures, no dia 14 de Março de 2000.
De Outubro de 2000 até Outubro de 2001, o edifício foi monitorizado na sua globalidade. Foram medidos os consumos de energia e de água de todos os apartamentos.
O conforto ambiental foi monitorizado em três apartamentos habitados. Os resultados desta monitorização poderão ser visto no aqui na página da Internet da Tirone Nunes.
http://www.tironenunes.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=109&Itemid=78
Sem comentários:
Enviar um comentário